sexta-feira, 17 de abril de 2015

5 formas de tornar a rotina com as crianças mais fácil

Vida de mãe é corrida e cansativa, mas com algumas dicas é possível deixar tudo mais leve!


Preparar o café da manhã da família, levar os filhos para a escola, correr para o trabalho (ou para casa, para colocar tudo em ordem), passar no mercado para comprar os itens da dispensa que estão em falta...

Tenho certeza de que esse é apenas o início da sua lista de atividades e, até o fim do dia, certamente você estará contando os minutos para colocar as crianças na cama, só para ter alguns minutinhos de folga.

Vida de mãe é mesmo assim: uma correria insana, que parece não ter fim. E comigo não é diferente - falta tempo para fazer tudo o que eu gostaria. Mas um dos aprendizados que minha filha me trouxe é que é possível (e saudável!) simplificar as coisas: dessa forma, toda a família se estressa menos, e consegue aproveitar melhor os instantes que pais e filhos passam juntos.

A seguir eu compartilho com vocês algumas dicas para levar uma rotina mais leve com as crianças. Vem dar uma espiadinha - e se quiser, compartilhe nos comentários a sua sugestão!

1) Delegue o supérfluo, foque no principal: se você passa o dia todo correndo, pode ser sinal de que precisa de ajuda. Converse com o marido e divida as tarefas relacionadas à casa e às crianças; e se mesmo assim você estiver sobrecarregada, considere terceirizar algumas atividades. Isso pode ser feito levando parte da roupa para a lavanderia, contratando alguém para ajudar com a faxina ou até mesmo utilizando os serviços de uma babá, se a ideia lhe agrada. Delegue aquilo que não exige sua atuação direta, para ter tempo para o que é mais importante: a convivência em família.

2) Peça a ajuda das crianças: é verdade que a vida com filhos é muito mais trabalhosa; mas, a partir de uma certa idade, é justo que eles participem da organização da casa. Respeitando o limite de idade do seu filho (e as habilidades correspondentes ao seu grau de desenvolvimento), é possível pedir que ele se envolva em algumas tarefas: arrumar a própria cama, a mochila, colocar a mesa, guardar as roupas nas gavetas... Isso faz bem para o pequeno (que passa a entender a importância da cooperação), e para você, que terá uma ajuda extra na casa.

3) Seja constante: a rotina é mais leve e fácil de ser seguida quando ela é... uma rotina! Ou seja, quando todos respeitam alguns horários e regras da casa, as coisas de fato funcionam. Com crianças, não adianta você fazer as coisas de um jeito, e no dia seguinte fazer o contrário - certamente haverá muitas reclamações, e pouca colaboração dos envolvidos.

4) Transforme dias comuns em momentos divertidos: em geral, esperamos datas comemorativas para dar um presente, fazer uma comida diferente, demonstrar carinho de uma forma especial, não é mesmo? Mas e se você fizesse isso em dias completamente comuns, sem que haja nenhum motivo especial para isso? Pois aqui eu fiz a experiência e posso garantir: a rotina fica muito mais leve! Pequenos gestos operam verdadeiros milagres - você deixa de esperar pelos dias "importantes", porque eles fazem parte da sua vida continuamente!

5) Se não estiver bom, reavalie! Seu filho vive reclamando que não quer ir para a aula de judô? Talvez seja a hora de avaliar se ele não está com muitas atividades ou se não há uma modalidade esportiva de que goste mais. Às vezes, alguns ajustes são necessários para deixar a vida de toda a família mais gostosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário