Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL

Considerando o lúdico fundamental no contexto da Educação Infantil, o projeto pedagógico do Instituto Educacional Pintando o Sete valoriza o pensar criativo e autônomo, garantindo que as crianças possam brincar, fazer escolhas, dar opiniões, refletir sobre suas ações, compartilhar ideias e desenvolver projetos em grupo.

As situações didáticas consideram as hipóteses das crianças, despertando sua curiosidade e o desejo de aprender, investigar e organizar seus conhecimentos.
 
MATERNAL 1             
 
O ambiente é organizado de forma a ser uma extensão do lar, tendo-se o cuidado para ser calmo e bonito. As cores são suaves, com desenhos pintados na parede, numa altura em que as crianças possam observar.


Há uma educadora e uma ajudante que devem ter o cuidado de estarem atentas e amorosas e com uma postura interna coerente com o momento da criança, pois ela está totalmente desprotegida e aberta para o mundo; ao cuidar de uma criança, a educadora o fará com atenção, uma de cada vez, sempre conversando com ela, dando banho, trocando fraldas, alimentando e fazendo adormecer.

Os brinquedos, adequados a esta faixa etária, ficam à disposição das crianças; o espaço da criança é aumentado conforme seu progresso nos movimentos, do aconchegante carrinho até o espaço maior da sala, onde, por suas próprias pernas, conquistará novas possibilidades.
 
MATERNAL 2

 
O ritmo diário é estabelecido pelo educador, tendo como fundamento o respeito ao processo fisiológico da criança.

O brincar dentro e fora da classe não é tão diferenciado como ocorre com as crianças maiores.
Uma das diferenças mais importantes desta fase, em relação às crianças maiores, é o fato existirem uma menor quantidade de atividades dirigidas, sendo que o enfoque maior e mais importante a ser dado é a satisfação das necessidades básicas da criança e os cuidados que ela demanda.

O educador procura tratar cada criança individualmente: trocar fraldas e roupas, dar banho, lavar as mãos das crianças, dar o lanche, assoar o nariz, pôr e tirar sapatos são cuidados básicos mais importantes do que qualquer atividade que se possa executar, pelo contato humano.

Atividades rotineiras devem ser realizadas com calma e o adulto deve estar inteiramente presente e consciente nesses momentos, como em todos os demais. Nos cuidados cotidianos é que a criança tem a possibilidade de perceber o amor e a atenção que lhe são dedicados.

Essas atividades nunca devem ser subestimadas, pois são fundamentais para que a criança sinta-se feliz. São momentos que oferecem uma possibilidade de dedicação exclusiva e cada instante individual com a criança traz em si a oportunidade de um encontro e de demonstração do amor e respeito que o educador possui em relação à criança.
 
Os objetos do ambiente devem estar dispostos de tal forma que aquilo em que a criança não deve mexer também não deve estar acessível. A criança precisa se sentir segura. Para isso, deve brincar com os objetos ao seu redor.
 
MATERNAL 3 


 
Depois de 3 anos, a criança se relaciona de maneira diferente com o mundo.
Descobre seus órgãos de sentido e através deles o mundo.
 
Pode-se notar este acontecimento através dos desenhos das crianças: surgem os "tentáculos" e os "raios" que são desenhados de dentro para fora.
 
A criança se comunica com o mundo através de seus sentidos, a partir de seu interior. Nesse momento, a criança se relaciona, brinca junto de outras crianças.
 
Ela descobre as cores e desenvolve muitas fantasias.
 
1º PERÍODO 



Nesta fase, observa-se o surgimento de um novo comportamento.

Até esta fase a criança aprendeu a lidar com o espaço e seus limites e agora ela aprende a inserir-se no tempo.

Ela consegue situar-se no ontem, hoje e amanhã, nos dias da semana, conseguindo, também, captar a sequência temporal dos acontecimentos.
Suas brincadeiras seguem uma sequência mais próxima da realidade e ela tem a primeira noção de causa e efeito.

Têm início agora os primeiros passos de um raciocínio e, só agora, em torno dos 5 anos completos é que podemos apelar a uma compreensão de ideias, de pensamentos sobre o mundo, que são colocados pelos adultos.

A criança está pronta para ser alfabetizada.

2º PERÍODO



Nesta fase, inicia-se o processo de prontidão para a alfabetização.

Nota-se a riqueza descritiva dos desenhos e com isto temos o sinal exterior de que a primeira fase do desenvolvimento está chegando ao fim. A criança está amadurecendo para o início de sua vida escolar.

Nesta etapa, percebemos um desenvolvimento grande na área da comunicação e linguagem, estabelecendo as relações interpessoais e o senso crítico.
 
Os alunos contam com diferentes espaços de aprendizagem:






Nenhum comentário:

Postar um comentário