Nos dias de hoje, em que a mulher assume cada vez mais atividades
fora do lar, é comum as crianças irem mais cedo para a escola.
Os
pais diante do fato de que a mãe precisa recomeçar a trabalhar,
podem optar por deixar seu filho em um Berçário (Pré-Escola), deixar
com familiares ou contratar uma babá. A escolha deve ser feita com
maturidade, pois podem surgir críticas e como os pais são os
responsáveis pela criança devem estar seguros de sua decisão.
A
opção sendo por uma escola, os pais e familiares podem fazer uma
pesquisa no bairro em que moram por uma escola que se adapte suas as
expectativas ex: ( porte da escola - pequena, média ou grande -
número de alunos por sala, filosofia da escola, valor da
mensalidade, etc), sempre é bom uma visita pelo espaço físico e uma
conversa com a direção.
As escolas de Educação Infantil -
Pré-Escola oferecem serviços do Berçário ao Pré ou seja crianças
de 0 a 7 anos, divididos conforme faixa etária, ou seja:
Berçário - 0 a ± 1 e 3 meses *
Maternal - ± 1 e 3m a 3 anos *
Jardim I - 3 a 4 anos*
Jardim II - 4 a 5 anos*
Pré (primeiro ano) - 5 a 7 anos
*( a divisão por faixa etária pode variar conforme a escola)
A
adaptação da criança está na dependência da orientação da
educadora, que deverá conhecer suas necessidades básicas, suas
características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de
saúde, higiêne e nutrição infantil (todas estas informações devem
ser passadas pelos pais em entrevista prévia com a direção através
de anamnese). Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se
harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da
independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento
intelectual.
As atividades programadas devem basear-se em suas
necessidades e interesses; crianças são ávidas para explorar,
experimentar, colecionar, perguntar, aprendem depressa e desejam
exibir suas habilidades.
As atividades como percepção visual,
percepção visomotora e coordenação motora, percepção auditiva,
linguagem oral , percepções gustativas e olfativas, percepção tátil,
Educação Artística e Educação Física integram o processo de
aprendizagem da criança com o processo de socialização.
Caberá
à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os
estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a
pensar. O ambiente que estimule a atividade criadora da criança, além
de contribuir para o seus desenvolvimento global, estará, certamente,
favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
Saliento
que o desenvolvimento da criança deve ser acompanhada principalmente
pelos pais pois a escola é apenas um suporte facilitador para todo o
processo. Os pais também devem acompanhar a rotina da criança
através da agenda escolar, onde a educadora anota recados para os pais
ou comunica como foi o dia da criança.
A seguir algumas informações sobre o processo de adaptação no maternal:
1 - A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;
2 - A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;
3 - A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;
4 - Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação;
5 - O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;
6 - A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;
7 - Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença;
8 - Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;
9 - Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
10 - A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;
11 - Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;
12 - Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;
13 - Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;
14 - O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;
15 - Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola;
16 - Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)
17 - É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
18 - Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola.
19 - A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno(manhã ou tarde).
No
programa de adaptação a mãe pode ficar do 1o. ao 3o. dia 2hs junto
no pátio e visível à entrada da sala de atividades. No 4o. dia a mãe
pode se distanciar um pouco e observar de longe e no 5o. dia
ausentar-se 1 hora após a entrada. Na 2a. semana o horário deverá
ser normal sem a presença da mãe.
Existem crianças que já no
primeiro dia se despedem da mãe e se integram com as outras
crianças, neste caso não há necessidade do programa de adaptação.
Dúvidas de Adaptação no Berçário:
No
Berçário é frequente o aparecimento de sentimentos de culpa,
insegurança, ansiedade e ciúmes pelo "abandono" do filho na escola.
Se você estiver deprimida por esse sentimento procure discuti-lo com
a Psicóloga da escola.
A grosso modo, até os sete meses não há
apresentação de problemas de adaptação, pois o bebê não distingue,
visualmente, a sua mãe de outros adultos estranhos, sugere-se dois ou
três dias para adaptação da mãe. A partir dos 8 meses
verifica-se o "estranhar" (nível de maturação que permite ao bebê
distinguir a diferença visual entre o conhecido e o desconhecido).
Nessa época a adaptação pode ficar mais difícil e levar alguns dias.
Comece deixando-o no berçário no 1o. dia por uma hora, fique por
perto observando a rotina, o ambiente e vá aumentando o tempo de
permanência da criança progressivamente no 2o., 3o. dia e assim por
diante até a criança ficar o período normal sem a sua presença.
Em
caso de dúvidas quanto ao comportamento de seu filho ou quanto às
condutas adotadas pela escola, procure a direção que estará à sua
disposição para esclarecê-lo e ajudá-la sempre que necessário.
FONTE:UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário