EDUCAÇÃO INFANTIL
Considerando o lúdico fundamental no contexto da Educação Infantil, o projeto pedagógico do Instituto Educacional Pintando o Sete valoriza o pensar criativo e autônomo, garantindo que as crianças possam brincar, fazer escolhas, dar opiniões, refletir sobre suas ações, compartilhar ideias e desenvolver projetos em grupo.
As situações didáticas consideram as hipóteses das crianças, despertando sua curiosidade e o desejo de aprender, investigar e organizar seus conhecimentos.
MATERNAL 1
O ambiente é organizado de forma a ser uma extensão do lar, tendo-se o cuidado para ser calmo e bonito. As cores são suaves, com desenhos pintados na parede, numa altura em que as crianças possam observar.
Há uma educadora e uma ajudante que devem ter o cuidado de estarem atentas e amorosas e com uma postura interna coerente com o momento da criança, pois ela está totalmente desprotegida e aberta para o mundo; ao cuidar de uma criança, a educadora o fará com atenção, uma de cada vez, sempre conversando com ela, dando banho, trocando fraldas, alimentando e fazendo adormecer.
Os brinquedos, adequados a esta faixa etária, ficam à disposição das crianças; o espaço da criança é aumentado conforme seu progresso nos movimentos, do aconchegante carrinho até o espaço maior da sala, onde, por suas próprias pernas, conquistará novas possibilidades.
MATERNAL 2
O ritmo diário é estabelecido pelo educador, tendo como fundamento o respeito ao processo fisiológico da criança.
O brincar dentro e fora da classe não é tão diferenciado como ocorre com as crianças maiores.
Uma das diferenças mais importantes desta fase, em relação às crianças maiores, é o fato existirem uma menor quantidade de atividades dirigidas, sendo que o enfoque maior e mais importante a ser dado é a satisfação das necessidades básicas da criança e os cuidados que ela demanda.
O educador procura tratar cada criança individualmente: trocar fraldas e roupas, dar banho, lavar as mãos das crianças, dar o lanche, assoar o nariz, pôr e tirar sapatos são cuidados básicos mais importantes do que qualquer atividade que se possa executar, pelo contato humano.
Atividades rotineiras devem ser realizadas com calma e o adulto deve estar inteiramente presente e consciente nesses momentos, como em todos os demais. Nos cuidados cotidianos é que a criança tem a possibilidade de perceber o amor e a atenção que lhe são dedicados.
Essas atividades nunca devem ser subestimadas, pois são fundamentais para que a criança sinta-se feliz. São momentos que oferecem uma possibilidade de dedicação exclusiva e cada instante individual com a criança traz em si a oportunidade de um encontro e de demonstração do amor e respeito que o educador possui em relação à criança.
Os objetos do ambiente devem estar dispostos de tal forma que aquilo em que a criança não deve mexer também não deve estar acessível. A criança precisa se sentir segura. Para isso, deve brincar com os objetos ao seu redor.
MATERNAL 3
Depois de 3 anos, a criança se relaciona de maneira diferente com o mundo.
Descobre seus órgãos de sentido e através deles o mundo.
Pode-se notar este acontecimento através dos desenhos das crianças: surgem os "tentáculos" e os "raios" que são desenhados de dentro para fora.
A criança se comunica com o mundo através de seus sentidos, a partir de seu interior. Nesse momento, a criança se relaciona, brinca junto de outras crianças.
Ela descobre as cores e desenvolve muitas fantasias.
1º PERÍODO
Nesta fase, observa-se o surgimento de um novo comportamento.
Até esta fase a criança aprendeu a lidar com o espaço e seus limites e agora ela aprende a inserir-se no tempo.
Ela consegue situar-se no ontem, hoje e amanhã, nos dias da semana, conseguindo, também, captar a sequência temporal dos acontecimentos.
Suas brincadeiras seguem uma sequência mais próxima da realidade e ela tem a primeira noção de causa e efeito.
Têm início agora os primeiros passos de um raciocínio e, só agora, em torno dos 5 anos completos é que podemos apelar a uma compreensão de ideias, de pensamentos sobre o mundo, que são colocados pelos adultos.
A criança está pronta para ser alfabetizada.
2º PERÍODO
Nesta fase, inicia-se o processo de prontidão para a alfabetização.
Nota-se a riqueza descritiva dos desenhos e com isto temos o sinal exterior de que a primeira fase do desenvolvimento está chegando ao fim. A criança está amadurecendo para o início de sua vida escolar.
Nesta etapa, percebemos um desenvolvimento grande na área da comunicação e linguagem, estabelecendo as relações interpessoais e o senso crítico.
Os alunos contam com diferentes espaços de aprendizagem:
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