segunda-feira, 31 de março de 2014

Turmas reduzidas já é uma tendência nas escolas particulares

Pesquisas mostram que diminuir a quantidade de alunos por classe nos anos iniciais aumenta o desempenho escolar, além de trazer outros benefícios


 

 
Quanto maior o número de alunos por classe, menor a atenção dada pelo professor a cada um, o que pode comprometer o aprendizado. Por isso, já é uma tendência que escolas particulares preocupadas com a qualidade do ensino e rendimento dos estudantes, trabalhem com turmas reduzidas. Pesquisas mostram que diminuir a quantidade de alunos por classe nos anos iniciais aumenta o desempenho escolar não só no ano em que esteve em uma turma menor, mas também nos três anos seguintes.
 
A pedagoga Márcia Cristina Ferreira, diretora do Colégio Conviver, em Belo Horizonte, garante que além de contribuir no trabalho do professor, as turmas reduzidas afetam diretamente no rendimento dos alunos. “A assessoria dada a ele é muito maior. Dessa forma, é possível que o profissional vá mais vezes até o estudante para que ele possa tirar todas as suas dúvidas, privilegiando a interação dos alunos entre si e com os professores, além de contribuir para a construção de cada pequeno cidadão”.
 
Ela conta que a escola optou por trabalhar com turmas reduzidas com, no máximo 20 alunos, no caso do Ensino Fundamental e que os resultados, até então, só se mostram positivos. “A relação aluno-professor é bastante ampliada, além de facilitar a organização da classe”.
 
Em relação à Educação Infantil, o Colégio segue as normas do sistema municipal de educação, que determina um número de professores em sala de aula de acordo com a quantidade e faixa etária das crianças. “Em nossas turmas do maternal e primeiro período disponibilizamos uma monitora auxiliar, já que o trabalho é ainda muito maternal. O olhar da professora é mais do que pedagógico, é também de mãe, como ajudar a amarrar um tênis, a se organizar no momento do lanche, para usar o banheiro e outras necessidades.” explica Márcia.
 
A diretora garante que aderindo a essa nova forma de ensino, os professores conseguem conduzir melhor a construção do saber do aluno e há uma diminuição considerável na frustação dele, já que pode se dedicar mais e ter um olhar diferenciado para cada estudante. “O professor consegue ministrar uma aula com mais garantia de acertos”.

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