terça-feira, 10 de março de 2015

Supervalorização dos filhos pode gerar crianças narcisistas

Filhos descritos pelos pais com frases como “mais especial do que outras crianças” pontuaram mais em testes de narcisismo


Embora amar um filho seja absolutamente normal e extremamente positivo, o exagero dos pais na hora de valorizar seus rebentos pode gerar comportamentos narcisistas, aponta uma pesquisa feita pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

O objetivo do estudo era elucidar as origens do narcisismo. Para isso, os pesquisadores entrevistaram 565 crianças entre sete e 11 anos e seus pais por quatro vezes ao longo de um ano e meio. As entrevistas foram conduzidas de modo a tentar identificar quais fatores levariam as crianças a terem uma visão “inflada” sobre si.

Os resultados mostraram que filhos descritos pelos pais com frases como “mais especial do que as outras crianças”, e como crianças que “merecem algo mais na vida”, por exemplo, pontuaram mais em testes de narcisismo ao final da pesquisa.

“As crianças acreditam quando seus pais lhes dizem que elas são mais especiais do que os outros. Isso pode não ser bom para eles ou para a sociedade”, observou Brad Bushman, coautor do estudo e professor de Comunicação e Psicologia na Universidade do Estado de Ohio. Bushman conduziu o estudo com o autor principal, Eddie Brummelman, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Amsterdã, na Holanda. O estudo foi publicado na edição online da revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências.

“Autoestima elevada é achar que você é tão bom como os outros. Narcisismo é achar que você é melhor do que os outros”

De acordo com Brummelman, pais em geral têm a melhor das intenções ao supervalorizar seus filhos, achando que vai ajudar a aumentar a autoestima deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário